terça-feira, 4 de novembro de 2014

Após eleger governador, Ceará receberá reunião do PT nacional

Após eleger pela primeira vez o governador do Ceará, o PT realizará a primeira reunião de seu Diretório Nacional após o pleito deste ano em Fortaleza. O encontro, marcado para os dias 28 e 29 de novembro, foi confirmado ontem em reunião da Executiva do partido, em Brasília. Ao lado de Dilma, o governador eleito Camilo Santana (PT) participará da mesa de abertura e fará palestra no evento.

Segundo o deputado federal José Guimarães (PT), vice-presidente do partido, o PT escolheu o Ceará como forma de “privilegiar” núcleos da legenda do Nordeste. Segundo ele, a região terá forte impacto nas decisões da sigla. “É uma forma também de reconhecer a grande vitória que tivemos no Ceará. É a 1ª vez que o PT irá governar o Estado”, disse.

Na organização interna petista, o Diretório funciona como grande conselho deliberativo, enquanto a Executiva é o órgão responsável por efetivar as ações.

Na reunião de ontem, a Executiva do partido debateu resultado das eleições deste ano, que considerou “a melhor da história” – apesar da redução de 88 para 70 da bancada do partido na Câmara e da vitória apertada de Dilma sobre Aécio Neves (PSDB). O encontro também debateu reforma política, cuja realização é defendida pelo partido por meio de plebiscito. (Carlos Mazza)