terça-feira, 4 de novembro de 2014

Elenco é reduzido na reta final

Restando cinco rodadas para o fim da Série B, Ceará toma medida de choque e dispensa seis atletas

Nikão
Nikão foi um dos seis que deixaram o Ceará após a quarta derrota seguida
KLEBER GONÇALVES
Assim que foi confirmada a quarta derrota seguida do Ceará na Série B, 3 a 1 ante o Boa Esporte, no último sábado, o técnico Paulo César Gusmão foi claro: só continuaria quem ainda tivesse vontade de jogar e que medidas seriam tomadas no retorno para Fortaleza.
Dito e feito. Diretoria e comissão técnica se reuniram ainda no domingo e definiram que seis jogadores não fariam mais parte do grupo, restando cinco jogos para o fim da Série B.
São eles: o zagueiro Anderson, o lateral-esquerdo Hélder, o volante Marcos Vinícius, os meias Nikão e Maranhão e o atacante Gil.
A diretoria do clube não quis confirmar os nomes dos jogadores, já que os mesmos ainda não assinaram as rescisões de contrato, mas se pronunciou ontem sobre as mudanças no elenco.
"Estamos tomando algumas providências que achamos necessárias neste momento ruim da equipe na Série B, quando tecnicamente as coisas não estão acontecendo dentro de campo. A decisão da saída dos jogadores é técnica, tanto da diretoria, quanto da comissão técnica. Não queremos citar nomes, pois temos respeito por estes jogadores que estiveram durante todo ano conosco", explicou o gerente de futebol, Diego Cerri.
O dirigente garantiu que a medida não indica que o clube entregou os 'pontos' pelo acesso e sim, que ainda acredita, mesmo restando cinco rodadas e só dois pontos de diferença para o G4.
"Isso fez parte de um planejamento. Isso não significa que estamos desistindo do objetivo. Pelo contrário, estas ações (não se omitir), são necessárias para continuarmos lutando, pois ainda temos cinco jogos e lutaremos até o final", completou Cerri.
Grupo
Com a dispensa dos seis jogadores ontem, e mais dois - o meia Souza e o volante Amaral - desligados do clube após a chegada do técnico Paulo César Gusmão, o grupo do Ceará para o restante da Série B tem 23 jogadores, sendo três goleiros.
Cerri afirma que ninguém mais do elenco sairá e vai disputar o restante do campeonato com jovens da base agregados.
"Fizemos a opção de continuar com este grupo de atletas, que irá conosco até o final. Depois do treinamento coletivo de hoje (ontem), já conversamos com os profissionais da base. Os jogadores começarão a treinar conosco", declarou Cerri.
Foram agregados ao atual elenco profissional: os laterais Caio Vinícius (direito) e Arnoldo (esquerdo), além dos zagueiros Rômulo e Vitor.
Saída de jogadores repercute no grupo
A saída dos seis jogadores repercutiu no grupo do Ceará, após o treinamento de ontem à tarde, no Centro de treinamento Luis Campos, em Itaitinga (CE).
Jogadores como o volante Ricardinho e o lateral Samuel lamentaram o desligamento dos companheiros de grupo nesta reta final de Campeonato.
"Isso acontece no futebol. Precisamos conviver com isso. Quando um jogador não agrada à diretoria e ao técnico, existe a possibilidade de sair. A gente lamenta pelo fato de terem sido companheiros nossos, mas quem ficou, precisa focar nos cinco jogos que restam. Ainda temos chance", declarou Samuel.
O meia Ricardinho afirmou entender a decisão da diretoria do clube e ressaltou que o grupo precisa seguir em frente.
"É uma situação difícil. A maioria estava com a gente desde o início do ano. Ficamos tristes, mas um decisão dessas é da diretoria. A gente tem que acatar, respeitar e procurar seguir a nossa vida, lutando com o time pelo objetivo de subir", disse.
Prática
Retornando de suspensão, Samuel e Ricardinho participaram do treino coletivo, contra a equipe Sub-20. Outro que não atuou contra o Boa Esporte, no sábado, João Marcos, também participou. Já Michel realizou trabalhos físicos e deve ser opção para o jogo de sexta-feira contra o Atlético/GO, no Castelão.
Saiba mais
Lacunas
Com a saída dos atletas, as opções de PC Gusmão para algumas posições ficam escassas: Vicente será o único lateral-esquerdo. Eduardo e Felipe Amorim, os únicos meias
Escolhidos
Dos seis jogadores que deixaram o clube, Anderson, Hélder e Nikão foram os mais utilizados, com os dois últimos até se destacando na Copa do Brasil. Os demais, Marcus Vinícius, Maranhão e Gil tiveram poucas oportunidades na temporada e não emplacaram no Vovô
Vladimir Marques
Repórter