terça-feira, 4 de novembro de 2014

Corredores Digitais: abertas as inscrições em Aracati e Sobral

Estão abertas até amanhã, as inscrições para o projeto Corredores Digitais nos municípios de Aracati, no Litoral Leste e Sobral, no Norte do Estado. Serão selecionados 60 jovens em cada município. A ideia é que ainda este ano o programa se estenda a outros quatro municípios: Cedro, Iguatu, Juazeiro do Norte e Quixadá. O projeto já foi iniciado em Fortaleza, Maracanaú, Jaguaribe e Tauá beneficiando diretamente 240 jovens.
O projeto Corredores Digitais alia o conhecimento a um processo de incubação de empresas na área de TIC, através da capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadoras. Os jovens atendidos têm a possibilidade de abrir seu próprio negócio e conquistar um mercado em expansão, além de gerarem emprego e renda e ajudar a desenvolver suas cidades.
Podem participar jovens egressos do ensino médio regular, entre 16 e 24 anos, que possuam nível superior ou técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para o nível técnico, as vagas são preferencialmente para estudantes das Escolas de Educação Profissional e participantes dos programas Pronatec ou E-Jovem. Também serão aceitas inscrições de jovens que tenham concluído curso aberto na área de TIC, com no mínimo 160 horas/aula.
De todos os projetos selecionados, 50% das vagas serão para alunos de escolas públicas. 20% das vagas ofertadas do E-Jovens serão destinadas àqueles que apresentarem ideias com potencial de inserção de novos mercados na área de TIC e Gestão.
Fases
O projeto é dividido em três fases: pré-incubação, incubação e pós-projeto. Durante três meses, na chamada pré-incubação, os jovens receberão capacitação e orientação em Empreendedorismo e Tecnologia da Informação e Comunicação. Após esse período, serão selecionados 20 jovens para passarem à fase de incubação, a partir de uma avaliação sobre o desempenho nos cursos, entrevistas e a qualidade dos planos de negócios elaborados.
A fase de incubação terá duração de 12 meses e compreenderá a estrutura organizacional da incubadora e a adequação dos planos de negócios à realidade do mercado. No período, os jovens classificados receberão uma bolsa de R$ 300,00 e receberão orientação e apoio à geração de negócios. O pós-projeto garantirá a continuidade do negócio e será de responsabilidade dos municípios apoiadores.
A prova, de caráter eliminatório, será dia 7 de novembro, em cada uma das cidades participantes e é composta por 20 questões do tipo múltipla escolha sobre Desenvolvimento de Software (Web e Mobile), Conectividade em Redes e Empreendedorismo. O resultado será divulgado dia 12 de novembro.