sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Principais obras que Cid Ferreira Gome deixa para Camilo Santana tocar

Em janeiro de 2015, Camilo Santana estará encarregado de mandar construir (ou de continuar a construção de) de dois hospitais regionais cujos projetos ele receberá da gestão Cid Gomes.

O Hospital Regional Metropolitano será erguido em Maracanaú. A construção ainda não começou, segundo Cid, porque faltam pendências relativas à prefeitura daquele município. Outro hospital, o do Litoral Leste, será feito no Vale do Jaguaribe. Nos dois casos, as verbas estão asseguradas.

Cid espera inaugurar até o fim de dezembro, em Quixeramobim, o Hospital e Maternidade do Sertão Central, em fase de conclusão. Já foi aberto concurso para contratação de pessoal. Caso as coisas não saiam no ritmo que Cid deseja, o HMSC entra na lista de obras que serão inauguradas pelo sucessor.

Outro empreendimento, este controverso, a ser terminado pelo novo governador é o Acquario Ceará, na Praia de Iracema. O prédio principal deve estar pronto em dezembro de 2015, segundo o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia. Entre julho e setembro de 2016 o aquário deve ser aberto para visitação.

Caberá a Camilo também prosseguir as obras do Cinturão das Águas, parceria com o governo federal. Segundo Cid, o cinturão vai garantir água em todo o Estado. O primeiro trecho, de Jati a Nova Olinda, tem previsão de término em 2015. Cid e Camilo reuniram-se com a presidente Dilma Rousseff no último dia 4 para tratar do segundo trecho.

“A obra do Cinturão das Águas é estratégica para o futuro do Ceará, para o problema da água. Eu espero que a gente possa continuar o segundo trecho, que é o trecho que vai exatamente levar água para as áreas mais críticas do Ceará, que é o Sertão de Inhamuns, o Sertão de Crateús”, disse o governador eleito.

A linha leste do metrô de Fortaleza é outro projeto que o Estado toca em parceria financeira com o governo federal. As estações estão em obras. A previsão é que a escavação de túneis comece em março de 2015.

Segundo Camilo, Dilma renovou o compromisso de instalar no Ceará a Refinaria Premium II, da Petrobras, prometida desde o governo Lula. Para o futuro governador, a sonhada refinaria e a siderúrgica do Pecém (empreendimento privado em construção) são vitais para o incremento da economia estadual, podendo dotá-la de uma indústria baseada no aço como matéria-prima.