quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Seduc e Fundação Roberto Marinho implantam plano educacional no CE

Além de Fortaleza, outros 12 municípios serão beneficiados.
O projeto Qualifica Educação Profissional visitará 39 escolas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação Roberto Marinho vão implantar o projeto Qualifica Educação Profissional EJA em 39 escolas da rede estadual de ensino de Fortaleza e de outros 12 municípios (Sobral, Senador Sá, Mucambo, Moraújo, Groaíras, Forquilha, Coreaú, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Caucaia e Aquiraz) em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, o programa ofereceu qualificação profissional para 1.300 estudantes, dos 16 aos 60 anos de idade, em oficinas com foco nas áreas de Administração e de Turismo e Hospitalidade.

O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelece 20 metas e estratégias para o setor nos próximos dez anos, dentre elas a oferta de, no mínimo, 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na forma integrada à educação profissional, nos ensinos fundamental e médio (meta 10).
De acordo com o IBGE (PNAD, 2009), apenas 22,4% das propostas de cursos de qualificação profissional são oferecidas em instituições públicas de ensino do país e 70% dos trabalhadores brasileiros nunca frequentaram cursos de qualificação profissional. No Brasil, são 80 milhões de jovens e adultos aptos ao ingresso na educação profissional.

Os cursos do Qualifica são elaborados a partir de uma pesquisa sobre o atual cenário de demandas de formação profissional no Brasil, são adequados às orientações constantes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), e têm carga horária de 180hs/aula cada. Para ampliar as chances de inserção no mundo do trabalho, cada área de conhecimento tem uma saída da CBO: no curso de Administração, a saída é assistente administrativo, e no curso de Turismo e Hospitalidade, ao concluir o curso o estudante estará apto a trabalhar como organizador de eventos.

Feira das Profissões
Os estudantes que participaram do Qualifica Educação Profissional apresentaram seus trabalhos nas Feiras das Profissões do Projeto Qualifica Ceará EJA, que foram realizadas até 18 de dezembro, na capital e nos municípios onde o programa foi implementado.
Na oportunidade, os jovens e adultos que participaram do Qualifica Educação Profissional EJA apresentaram pesquisas, exposições e produções dos alunos acerca de temáticas voltadas ao mundo do trabalho, economia criativa e empreendedorismo social. Em paralelo, foram realizadas oficinas e palestras de orientação profissional.